Borracheiro inocentado é solto após cinco anos na prisão

Por Paulo Sergio 31/07/2019 - 07:48 hs

Minutos antes de reencontrar o filho Antônio Cláudio Barbosa de Castro, a dona de casa Antônia Barbosa de Castro disse: "quero dar um abraço bem grande nele. Só Deus sabe a saudade". A fala da mulher que esperava prontamente na porta de entrada do Complexo Penitenciário de Itaitinga II vai muito além da saudade.

Depois de passar cinco anos preso, ontem, Antônio Cláudio foi solto. Por volta das 14h30, mãe e filho se abraçaram novamente. A angústia vivida pelo réu, por parentes e amigos teve fim quando oito desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) votaram a favor da revisão da sentença e anulação da pena contra o homem condenado, indevidamente, por estupro de vulnerável.

Na tarde de segunda-feira (29), os magistrados votaram a revisão criminal proposta pela Defensoria Pública do Ceará e pelo Innocence Project (IP) Brasil, associação sem fins lucrativos que busca reverter condenações de inocentes. Quase 24 horas após a votação, Antônio Cláudio teve, finalmente, sua liberdade devolvida.

Indenização

Emerson Castelo Branco e a família de Cláudio não descartam uma ação de indenização contra o Estado para, minimamente, reparar o erro da condenação. Segundo o defensor público, ele e Cláudio ainda não conversaram sobre isso, "porque era uma peregrinação para provar a inocência dele. Mas claro que cabe indenização", disse o integrante da Defensoria.

DN